Header Ads

A última noite para Jay Leno


Na sexta-feira, dia 29, o apresentador do 'Tonight Show' dá a vez a Conan O'Brien, depois de anos no topo das audiências.  Momento marcante que acontece quando o programa celebra o seu 50.º aniversário.

Jay Leno já viveu tudo isto. Já viu apresentadores de renome procurarem novos recantos para lidarem com o seu ego, alimentado durante anos por fãs atentos e dedicados. Presenciou os momentos em que os substitutos, mais novos, ousados e incansáveis, se fizeram íntimos do palco televisivo. E - mais marcante que tudo isto - reconheceu o sucesso que as novas caras conquistaram, até se transformarem elas próprias em estrelas de sucesso indiscutível. Leno viveu tudo isto quando, em 1992, tomou em definitivo o lugar de Johnny Carson no Tonight Show. Na sexta-feira, dia 29, apresenta o seu último programa antes de passar o testemunho a Conan O'Brien. Nada disto seria apelidado de "acontecimento" se estes não fossem alguns dos nomes mais influentes no universo televisivo contemporâneo. E se não fosse prova de que, de facto, Jay Leno conseguiu concretizar tudo aquilo com que sempre sonhou - caso raro que merece um desfiar de memórias.
Esqueçam-se as experiências de Jay Leno como actor: nunca ficou conhecido como tal, graças a papéis desinteressantes e a filmes menos atractivos. Este filho de uma irlandesa e um quase italiano (descendente de imigrantes) soube aproveitar a sua condição de herdeiro europeu (com ênfase na costela latina) para transformar a observação do quotidiano americano em matéria para riso. E foi pela comédia e pela interacção directa com o público que descobriu que o seu maior desejo era nada mais que suceder a Johnny Carson num dos programas mais populares da história da televisão americana. Na década de 70, foi esforçado novato que subia ao palco antes de Johnny Mathis, Tom Jones ou John Denver. Esperou até 1987 e conseguiu ser o substituto de Carson quando o veterano decidiu reduzir o número de programas a apresentar por semana. Ganhou a aposta da NBC e conquistou o lugar do seu ídolo em 1992.
Desde então, Leno mais não fez do que gozar o seu estatuto sem nunca o pôr em causa. A estrela da TV continuou a fazer stand up comedy, mas para convidados de outro gabarito. Transformou-se em personagem de animação em diferentes séries (Os Simpsons ou Family Guy) e ganhou uma estrela no passeio da fama. Milionário, casado e sem filhos, prefere entregar os seus cuidados atentos à colecção de automóveis e motos que alimenta de forma quase patológica. No entretanto, vai fazendo piadas com os famosos mais a jeito - o caso de Michael Jackson terá sido o mais célebre, com as referências aos alegados abusos sobre menores do cantor a valerem-lhe mesmo acções judiciais.
Tudo foi perfeito até agora, com Leno a assumir a liderança do horário nobre em 1995, mantendo-a até hoje (mesmo com a feroz concorrência de David Letterman). Mas esta perfeição, para a NBC, passa também pela manutenção de Conan O'Brien nos quadros da companhia. Aos 46 anos, O'Brien (apresentador do Late Night, agora nas mãos de Jimmy Fallon) era um dos mais desejados pelas estações concorrentes, o que levou a NBC a oferecer-lhe a proposta irrecusável. O Tonight… muda de mãos, O'Brien fica na companhia e Jay Leno ganha um novo espaço, também diário, também à noite, a começar em Setembro. Estava encontrada a felicidade, portanto. Resta esperar pela despedida, na noite em que se cumprem 50 anos da primeira emissão do Tonight Show, que teve Steve Allen como apresentador.

fonte: dn

Sem comentários